quinta-feira, 14 de abril de 2016

Roberto Jefferson reassume presidência nacional do PTB

O ex-deputado federal Roberto Jefferson reassumiu nesta quinta-feira (14) a presidência nacional do PTB. A recondução do delator do mensalão do PT ao cargo aconteceu durante reunião do diretório nacional da sigla, em Brasília.
Jefferson substituirá a filha, a deputada Cristiane Brasil (RJ), no comando da legenda. Ela assumiu a presidência do PTB em dezembro de 2014, quando o pai foi preso no regime semiaberto por conta da condenação no processo do mensalão.
Em 2012, ele foi condenado a 7 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena de Roberto Jefferson foi perdoada em março deste ano pelo Supremo com base no decreto presidencial do indulto natalino.
Jefferson ficou conhecido nacionalmente após delatar o esquema de compra de votos no Congresso Nacional no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, batizado pelo próprio Jefferson de "mensalão".

IMPEACHMENT

Antes de transmitir o comando do PTB para o pai, a deputada Cristiane Brasil propôs que o partido "fechasse questão" a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, recomendando que todos os 19 deputados da bancada petebista votasse pelo afastamento da presidente da República na votação deste domingo (17) no plenário da Câmara.
A proposta foi aprovada pela executiva nacional da sigla. Apesar da orientação favorável ao impeachment, o PTB ainda comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Cristiane Brasil ressaltou ao final da votação que, embora haja uma recomendação da direção do PTB pelo voto a favor do afastamento da presidente da República, o partido vai "respeitar" os deputados petebistas que votarem contra o impeachment.
"Sempre respeitando aqueles parlamentares que, por motivos próprios, não podem votar 'sim' pelo impeachment da presidente Dilma", ressalvou a agora ex-presidente do PTB.
Nesta quarta-feira, a bancada do PTB na Câmara já havia anunciado a decisão de votar a favor do impeachment de Dilma. Segundo o líder em exercício do partido, deputado Wilson Filho (PB), 15 dos 19 deputados em exercício da legenda declararam voto a favor do afastamento da petista.

(Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/04/roberto-jefferson-reassume-presidencia-nacional-do-ptb.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário