Conheça Juatuba

O povoamento de JUATUBA se desenvolveu em torno da estação Ferroviária da antiga Rede Mineira de Viação. A área foi habitada por índios Cataguases do grupo Tapuia no século XVIII. Ayú – á, a fruta colhida do espinho e Tuba, o sítio dos Juás ou o lugar onde abundam juás, daí surgiu o nome JUATUBA, foi adotado a partir de 1911. A lei nº. 336 de 27 de dezembro de 1948 elevou o povoado a distrito pertencente a Mateus Leme.
Pela lei nº. 10.704, de 27 de abril de 1992 foram emancipados 33 distritos de Minas Gerais, e entre eles estava o de JUATUBA que antes passou por um plebiscito realizado em 15/11/1991.
Os Bandeirantes Fernão Dias, Borba Gato, Matheus Leme e outros, em suas bandeiras, vindos de Ouro Preto e Mariana em busca de ouro enfrentando as dificuldades de atravessar o Rio Paraopeba, Fundaram os povoados de Mateus Leme e Esmeraldas, e em sua rota foram a Pará de Minas, Pitangui, Pompeu, Paracatu e Goiás Velho.
No percurso dessas bandeiras, em busca de um ponto de referencia (Serra de Santo Antonio ou Serra de Santa Cruz), passavam por JUATUBA que tinha todas as condições para se dar uma parada.

A FERROVIA:


Para abastecer não só os antigos trens chamados “Maria Fumaça”, bem como os fogões a lenha da capital, Belo Horizonte, Derrubou-se Jacarandás, Vinhativos, Ipês, Sucupiras e outras madeiras nobres. Consequentemente a implantação ferroviária, os caminhos de cavaleiros e tropas de Curral Del Rey, Oliveira e Esmeraldas se transformaram em estradas. Era o progresso que estava chegando. As estradas se cruzavam no local onde está JUATUBA e onde se encontrava a estação da Rede Oeste de Minas Ferrovia. Na antiga fazenda Varginha se construiu currais para receber o gado que seria embarcado para Belo Horizonte.

A Estação Ferroviária foi inaugurada em 14/07/1911
E. F. Oeste de Minas (1911-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975) 
RFFSA (1975-2009)

SISTEMA SERRA AZUL:



A Represa do Sistema Serra Azul é uma área inundada de 8,9 km², ocupa parte dos territórios de Igarapé, JUATUBA e Mateus Leme, situando-se na divisa entre eles. Fica no segmento sul do município de JUATUBA, localizando se na porção leste do mesmo a adutora e a estação de tratamento. Parte da bacia de contribuição direta, também situada em JUATUBA, foi desapropriada pela Copasa à época da construção da barragem. É hoje uma área de Preservação Ambiental – APA, instituída por decreto e totalmente cercada. A faixa de domínio da adutora é de dez metros de largura, não podendo ser cercada. Nela é vedada qualquer construção.
O sistema Serra Azul, que entrou em operação em 1983, fornece mais de 3000 litros de água por segundo para abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A água distribuída pela Copasa é tratada através de um composto de floculador, decantador, filtro, correção de PH, cloração e fluoretação. Exames laboratoriais periódicos permitem constatar se sua qualidade atende integralmente às exigências da portaria 036 do Ministério da Saúde.  

O RIO PARAOPEBA


Paraopeba significa em tupi Rio do Peixe Chato.

O Rio Paraopeba, nasce em Cristiano Otoni / MG região central, a 118 Km da capital Belo Horizonte e percorre aproximadamente 510 Km, cruza a Grande BH para desembocar no lago da represa de Três Marias, em Felixlândia. Ele limita Juatuba dos Municípios de Betim, Esmeraldas, suas águas são barrentas.

HARAS ZUNINGA

O carro chefe da cidade temática do cavalo, em 2000 Juatuba foi reconhecida pelo Ministério do Turismo como a Cidade Temática do Cavalo e o principal empreendimento para este reconhecimento foi a Fazenda Cristina ou seja o famoso Haras Zuninga, que na época era pioneira em criação de equínos da raça Manga Larga Marchador.

  A Fazenda Cristina, popularmente conhecida como Haras Zuninga, fica localizado no bairro Cidade Nova 1 em Juatuba foi fundado em 1.982 por Dalva Camilo e seu marido Carlos falecido vitima de acidente de trânsito em 1.990, Zuninga em Tupi Guarani quer dizer “Cachaça”, a fazenda é grande produtora de Aguardente que é preparada com a cana de açúcar plantada na própria fazenda, seu alambique foi inaugurado em 1.996.

Nos dias de hoje o Haras Zuninga não tem mais cavalos mais conta com uma mega estrutura com área verde, alambique, espaço para shows, boate, piscina, salão de festas, além da Villa Zuninga uma bela pousada com 10 apartamentos super confortáveis, salão de jogos, área de convivência e um empório.

O Haras Zuninga por muitos anos abrigou uma escola de equitação que atendia alunos de todo o País que ficavam hospedados no próprio haras, também era realizado diversos e milionários leilões de cavalos além de competições.

No ano de 2003 a propietária do Haras Zuninga a empresária no ramo de transporte Dalva Camilo resolveu por um fim na criação de cavalos e fechar a fazenda por uns anos porém em 2009 reinaugurou seu Haras, mais dessa vez sem cavalos, e sim um luxuoso Hotel Fazenda, e um point para juventude aos finais de semana, promovendo todas sextas e sábados shows, vale a pena conferir.    

HISTÓRIA DE JUATUBA CONTADA POR MIM


JUATUBA, cidade maravilhosa, caçulinha de Minas, fica as margens das Rodovias MG – 050 e BR – 262, e da Ferrovia Centro Atlântica, é cortada pelo Rio Paraopeba e pelos Ribeirões Serra Azul e Mateus Leme, cidade de boa qualidade de água e boa de se viver.
Cidade dos imortais, Ortogamim Estevão de Araújo, Ana de Araújo Sena, Wenzel Huber, Olívia Fidelis da Silva, Tuffi Saliba, Tanus Saliba, João Saliba, Mario Teixeira, João Corrêa, Joaquim Corrêa, Alípio Nogueira do Amaral, Alcides Bárbara, Antonio Rosa Araújo, Juvenal Senra, Antonio Batista Duarte, João Alfredo de Andrade, Maria Luzia de Andrade, Maria das Dores Saliba, Maria Augusta Moreira, Miguel Laurindo, Vereador José de Souza (Patinho), Vereador Jaime Diniz Moreira, Vereador Divino José dos Santos, Erzim, Virginia, Padre Moacir, Héber Teixeira, Héber Teixeira Junior, José Nazareth, Raimundão, Antonio Moreira Duarte, Eli Moreira (Eli Capeta), Moisés Saliba, Zezão, Geraldo Araújo (Geraldo Cubú), Sr. Ninico, Etelvina Oliveira, Cabo Edmundo Lacerda, Paulo Henrique Vaz (Paulinho), Yara Diniz, Eduardo Moreira, Antonio Marques do Nascimento ( Antonio das Vacas), Pedro Firmino Magesty (Pedrinho Magesty)  e outros.
Nossa maravilhosa cidade possui 102 km² de área territorial, limita-se com Mateus Leme, Florestal, Esmeraldas, Betim e Igarapé. Ainda abriga Barragem do Sistema Serra Azul, que é responsável pelo abastecimento de Belo Horizonte e grande parte da Região Metropolitana, abriga também a maior fábrica de bebidas do estado a AMBEV que fabrica as cervejas Brahma, skol e Antarctica. 
O primeiro Prefeito e a primeira Câmara de Vereadores foram eleitos no dia 15 de Novembro de 1992 e a instalação dos poderes municipais no dia 1º de janeiro de 1993. temos um povo hospitaleiro, carinhoso, honesto e preocupado em manter a cidade cada vez mais linda e agradável, essa terrinha querida é composta por 54 bairros.
Essa terra é a paixão de minha vida, é o meu berço de ouro, aqui nasci, aqui fui criado, aqui dei meus primeiros passos, e aqui quero dar meus últimos passos, pois aqui aprendi a amar, a respeitar, a amar a natureza e os animais, daqui jamais arredei os pés, aqui é uma terra sagrada onde não vemos crueldade, fome, guerra, terremotos, enchentes, furacões. JUATUBA é um exemplo de vida, um exemplo de lutas incansáveis pela liberdade, uma cidade vencedora de filhos lutadores e vencedores. Grandes nomes daqui brilham no cenário político e artístico a exemplo do Ex-combatente da IIº Grande Guerra Antonio Marques do Nascimento, dos cantores Eduardo Costa e Liw, Senador Clésio Andrade, Ex-Deputado Federal Oscar Hilton de Andrade, Deputado Federal Diego Andrade, ex-jogadores de futebol Heleno Maia e Tiago Fiedler.

SEUS GOVERNANTES FORAM:

INTENDENTE:

Oscar Soares de Andrade - 1992

PREFEITOS:

Pedro Firmino Magesty - 1993 a 1996
Oscar Soares de Andrade – 1997 a 2000
Pedro Firmino Magesty – 2001 a 2004
Pedro Firmino Magesty – 2005 a 2008
Antonio Adônis Pereira – 2009 a 2012
Pedro Firmino Magesty - 2013 a 2014
Valéria Aparecida dos Santos - 2014 a 2016

OS PRIMEIROS VEREADORES:

Jaime Diniz Moreira – Presidente – in memorian
Luiz Carlos Fiedler (Galego) – Vice-presidente
João de paulo Guimarães - Secretário
Dalva Maria Luz Silva
Domingos Vicente Dias 
Geraldo Pereira Pinto (Geraldo Perereca)
Divino José dos Santos – in memorian
Otaliba Rosa do Amaral (Binha)
José Iraldo Adrociolli

OBS: Mais sobre Juatuba, você poderá conferir no meu livro que em breve será lançado... "Juatuba uma história de amor."