terça-feira, 10 de janeiro de 2012

DÚVIDAS ENTRE COMPORTAS E VERTEDOUROS

Nos últimos dias o Secretário de Governo do Município de Juatuba, Sr. Gustavo Florêncio Mello publicou em sua página no Facebook, esclarecendo que eu havia mentido em meu blog ao dizer que a Represa do Sistema Serra Azul da Copasa localizada em Juatuba possuia comportas, ainda de acordo com o secretário na represa existe apenas vertedouro e não comportas.
Segundo  Aurélio Buarque de Holanda Ferreira membro das Academias Brasileira de Letras e de Filologia, da Academia de Ciências de Lisboa e da Hispanic Society of America e autor do Dicionário Aurélio, os significados de VERTEDOURO e COMPORTAS são os mesmos, o que muda os sentidos são apenas onde são empregados. Senão veja:
COMPORTA: porta que sustém e controla os níveis das águas de uma represa, de um dique, ou de um açude.
VERTEDOURO: descarregador de superfície de vazão excedente, e que visa controlar o nível de água  de um reservatório.     
Bom, assim podemos observar que realmente não existe nenhuma diferença, as únicas diferenças que existe é que são diversos os tipos de comportas, existem as que a CEMIG usa para produzir energia essa dando uma vazão bem maior de águas e as que são usadas para controlar níveis de água de um reservatório, é a que existe na represa do Sistema Serra Azul da Copasa em Juatuba, esta visa unica e exclusivamente dar vazão ao excesso de água na represa como forma de evitar uma trajédia maior.
A Represa do Sistema Serra Azul é uma área inundada de 8,9 km², ocupa parte dos territórios de Igarapé, JUATUBA e Mateus Leme, situando-se na divisa entre eles. Fica no segmento sul do município de JUATUBA, localizando se na porção leste do mesmo a adutora e a estação de tratamento. Parte da bacia de contribuição direta, também situada em JUATUBA, foi desapropriada pela Copasa à época da construção da barragem. É hoje uma área de Preservação Ambiental – APA, instituída por decreto e totalmente cercada. A faixa de domínio da adutora é de dez metros de largura, não podendo ser cercada. Nela é vedada qualquer construção.
O sistema Serra Azul, que entrou em operação em 1983, fornece mais de 3000 litros de água por segundo para abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e foi construída sob modernas e criteriosas medidas de segurança já vista em todo o mundo. Portanto  a população de Juatuba pode ficar despreocupada porque o risco da represa se romper é praticamente zero.
CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA




Heleno Maia – 10/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário