quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

NOTA DE FALECIMENTO


Comunico com muito pesar, o falecimento do ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desembargador Hélio Costa, ocorrido na madrugada de hoje, 15 de dezembro. O corpo será velado no Salão Nobre do Palácio da Justiça, Avenida Afonso Pena, 1.420, Centro, Belo Horizonte, até as 15h, e o sepultamento será às 17h, em Sabará, sua cidade natal (Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, em frente à Igreja do Carmo – rua do Carmo, s/n). O desembargador Hélio Costa é o pai do presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa.
O desembargador Hélio Costa nasceu em 22 de fevereiro de 1914. Graduou-se em direito pela UFMG e, em 1940, ingressou na magistratura mineira. Em 14 de março de 1964, foi promovido a desembargador. Foi, ainda, corregedor-geral de Justiça, além de ocupar diversos cargos de destaque na carreira jurídica. Exerceu também o magistério na PUC Minas e na UFMG. Aposentou-se em 1984 no Tribunal de Justiça, onde passou a exercer o cargo de superintendente da Memória do Judiciário Mineiro. 
Era provedor da Santa Casa de Belo Horizonte e é o patrono da Medalha Desembargador Hélio Costa, que tem por objetivo condecorar, a cada dois anos, pessoas que prestam relevantes serviços ao Poder Judiciário local.
Enviarei uma proposta ao Presidente do TJMG, Desembargador Cláudio Costa propondo a denominação do futuro fórum de Juatuba, Fórum Desembargador Hélio Costa.
Aproveito para manifestar meus votos de pesar pela grande perda do judiciário mineiro.

Heleno Maia - 15/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário