Na Quinta Feira, 18 de novembro passado, estive na posse do meu amigo o advogado José Mauro Catta Preta Leal no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em solenidade realizada no auditório da Unidade Raja Gabaglia, em Belo Horizonte.
Catta Preta irá compor a 6ª Câmara Criminal. Ele ocupa uma das vagas reservadas à advocacia. A legislação prevê que, dos magistrados que integram os tribunais, um quinto seja proveniente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público (MP).
Durante a solenidade de posse, o novo desembargador assinou o termo de posse e exercício e foi condecorado com o Colar do Mérito Judiciário. A condecoração foi feita pelo presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, com o auxílio da mulher do novo desembargador, Wleides Dalila Poudel Leal, e de seus filhos.
Cláudio Costa afirmou que a experiência adquirida por José Mauro Catta Preta Leal ao longo dos anos contribuirá para o fortalecimento do Judiciário. “Sua larga atuação na advocacia contenciosa e consultiva lhe confere a experiência e a segurança para o pleno desempenho da nova função. Com esse largo cabedal intelectual e moral, tenho a absoluta convicção de que o eminente advogado, com sua peculiar destreza e competência, auxiliará o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais a se desincumbir na resolução rápida e efetiva dos conflitos, buscando a pacificação social”, disse.
Currículo
José Mauro Catta Preta Leal é advogado do Estado de Minas Gerais e professor de direito comercial da Faculdade de Direito Milton Campos. Atua na advocacia contenciosa e consultiva na área de contratos, sociedades, propriedade industrial, falências e comércio exterior. Ele também é ex-diretor da Escola Superior de Advocacia (EOAB) e foi membro do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Advocacia. Foi vice-presidente da Ordem dos Advogados de Minas Gerais (OAB-MG) de 1998 a 2003. Lecionou direito comercial na Faculdade de Direito da UFMG e no curso de comércio exterior da UNA. Em 1998, foi agraciado com a Medalha da Inconfidência.
Que bom as coisas estão melhorando para Juatuba, mais um desembargador que irá lutar pela nossa comarca, não tenha dúvida disso, vou esperar uns dias para que ele se ajeite e logo, farei uma visita em seu gabinete e passarei em suas mãos todos os detalhes da implantação da nossa comarca.
E quanto aqueles que estão tentando me calar para que eu não lute pela instalação da nossa comarca, saibam que é perca de tempo, pois vou lutar enquanto forças eu tiver, precisamos de independência já.
Heleno Maia - 20/11/2010
Tweetar
Nenhum comentário:
Postar um comentário